BPO - Recursos Humanos


Terceirização dos processos Operacionais do RH


Terceirização nada mais é que a transferência das responsabilidades do departamento da empresa para uma outra empresa especializada naquela área. Portanto, terceirizar o RH é “entregar” para uma empresa especializada as tarefas burocráticas deste setor.


O primeiro ponto para deixar bem claro é de que o DP não faz o mesmo trabalho que o DHO, enquanto a área de DHO lida com políticas, competência de cargos, desenvolvimento organizacional, treinamentos e recrutamento e seleção, o Operacional do RH é o setor responsável por cuidar da parte burocrática trabalhistas e seus processos formais da área.


Pontos Positivos


Redução de custos – A empresa não terá que lidar com encargos trabalhistas (FGTS, previdência, 13º, férias, etc.) de um profissional contratado, não terá manutenção de equipamento para trabalho, pois o contrato é fechado por valor fixo, redução de mais de 40% se comparado com equipe interna.


Serviço especializados – A terceirização do DP também significa que os profissionais contratados terão capacidade garantida. O padrão de qualidade do serviço pode ser assegurado no momento da contratação, evitando que você tenha problemas de desempenho.


Redução de riscos – Com a folha de pagamento sob administração de uma equipe especializada, a empresa correrá menos risco de cometer erros de cálculo e possíveis processos trabalhistas, garantindo mais segurança ao lidar com as leis.

Otimização do espaço – Com um departamento a menos dentro do espaço físico da empresa, a empresa não tem que investir em mais salas e equipamentos.


Controle da rotatividade interna - Esse é um grande problema para as empresas. Quando a rotatividade acontece dentro do departamento pessoal a empresa precisa arcar com indenização, perda na produtividade, sem falar na dificuldade de encontrar outra pessoa qualificada e de confiança.